Criado pela Lei Estadual nº 2.377 de 28 de junho de 1974, compreendendo todas as áreas situadas acima da linha da cota de 100 m do Maciço da Pedra Branca e seus contrafortes, com área aproximada de 12.492 hectares, localizado na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, em partes de 17 bairros: Jacarepaguá, Taquara, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Jardim Sulacap, Realengo, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Guaratiba e Barra de Guaratiba.
São os seguintes alguns dos objetivos de sua criação: preservar esse remanescente florestal localizado em ponto estratégico do Rio de Janeiro e área núcleo de biodiversidade da Mata Atlântica; preservar mananciais hídricos ameaçados pela expansão urbana; proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica no seu interior; proteger e revitalizar construções históricas, ruínas e sítios arqueológicos; proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica e monitoramento; promover aos visitantes oportunidades de recreação ao ar livre e valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica, com o aproveitamento dos serviços ambientais que o parque disponibiliza.
Como foi formada, eventos relevantes…
Horário de visitação: terça-feira a domingo, de 8 a 17h.
Núcleo Pau-da-Fome: onde estão localizados a sede e o centro de visitantes, com exposição permanente. A sede é dotada de anfiteatro e áreas de lazer com tratamento paisagístico e sinalização direcional. Endereço: Estrada do Pau-da-Fome, nº 4.003 – Taquara (Jacarepaguá) – Rio Telefone: (21) 3347-1786 ou 2332-6608
Como chegar: pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede.
Distância entre a Rodoviária Novo Rio e a sede Pau-da-Fome (Jacarepaguá): 33km
Núcleo Piraquara: é oferecida a visitação para lazer, com brinquedos para crianças, poços refrescantes e acesso às vias de escaladas, além da Cachoeira do Barata, única disponível para banho. Endereço: Rua do Governo s/nº – Bairro de Realengo – Rio Telefones: (21) 2333-5251 ou 2333-5252
Núcleo Camorim: contém sinalização interpretativa do sistema de captação e tratamento de água; trilha de aproximadamente 4 km com belas paisagens até o açude, no alto do parque. Endereço: Estrada do Camorim, 2.118 – Camorim (Jacarepaguá) – Rio CEP: 22.780-070 Telefone: (21) 3417-3642
Adote a Conduta Consciente •Informe-se sobre normas e regulamentos dos locais que vai visitar. •Caminhe somente pelas trilhas; atalhos são perigosos e degradam o ambiente. •Deixe cada coisa em seu lugar; não risque pedras ou troncos de árvores. •Respeite a fauna e a flora: observe animais à distância, não os alimente, não cace nem colete espécies. •Não faça fogueiras. •Cuide do lixo que você produz até chegar a um ponto de coleta. •Leve materiais de primeiros socorros. •Informe às autoridades em caso de acidente.
Ao ar livre Passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre podem ser feitas sem perturbar o ambiente natural, por isto são atividades permitidas no interior dos parques. E sempre bom lembrar que a prática de atividades recreativas e esportivas em áreas naturais oferece riscos, inclusive dentro de parques públicos. Saiba mais. É bom lembrar também que a caça, a captura de animais e a retirada de plantas são condutas ilegais!